segunda-feira, 15 de junho de 2015

Pronomes demonstrativos - Este, esse, aquele, isto, isso, aquilo - e alguma gramática

こんにちは!E aí, meus amigos! Tudo bem com vocês? Desculpem o sumiço. Como podem ver eu tenho uma atenção um tanto quanto dispersa... Difícil manter um blog, ainda mais quando eu tenho que dar uma pesquisada pra cada coisa que eu for postar pra ter certeza que não estou falando besteira... Mas mesmo assim vamos lá!
Vocês Já devem ter notado que eu não escrevo mais em Romaji, isto se deve ao fato que a essa altura do campeonato eu acredito que vocês já tenham dominado pelos menos o Hiragana (se ainda não fizeram isso saiam já desse post e vão aprender Hiragana clicando aqui, esta é a primeira "aula" de Hiragana do blog, vejam no arquivo as postagens restantes). Hiragana é o elemento mais básico da Língua Japonesa que vocês devem aprender. Eu sei que bate uma ansiedade em sair falando logo por aí, e que é tentador estudar só com o Romaji, mas confiem em mim quando digo que o melhor a se fazer é aprender Hiragana primeiro.

Hoje vamos falar um pouco sobre os pronomes demonstrativos. A partir deste momento vamos utilizar tudo que aprendemos até então. Nos próximos posts os exemplos vão quase sempre conter algum pronome para que se possa memorizá-los com mais facilidade.

Antes vamos relembrar a estrutura básica da oração.

Sujeito - Objeto - Verbo

Ou seja, primeiro teremos quem executa a ação, depois o alvo da ação, e então a ação em si.

Ex.: りんご食べます
Vocabulário: 私=わたし=Eu
                      は=Partícula de tópico (já vimos isto em outro post)
                      りんご=Maçã (a fruta mesmo)
                      を=Partícula de Objeto Direto (vamos ver isso mais para frente)
                      食べます=たべます=Comer

Então temos os três elementos principais que compõe a oração acima: eu, maçã e comer. Prestem atenção como segue a ordem SUJEITO, OBJETO e VERBO.

Tendo isso em mente já podemos traduzir a frase não é mesmo? "Eu como a maçã". Bem simples, não acham? (Logo teremos posts sobre verbos e vocês vão se aprofundar nesse quesito).

Muito bem, agora vamos ao que interessa. Vamos aos pronomes demonstrativos.