quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hiragana - Introdução

O alfabeto do Hiragana é, sem dúvidas, o principal do japonês, e apenas com ele você pode escrever a maioria das frases. Os hiragana representam apenas sons, postos de maneira correta, formam palavras. São comumente utilizados como partículas também, elementos que indicam a função de cada palavra na frase, ou atribuem um significado geral para a frase, como yo/よ para uma exclamação ou o ka/か para uma pergunta.
Vou lhes apresentar agora os 46 hiraganas principais, a partir deles, no futuro, vou mostrar como podem se formar outros hiraganas utilizando uma espécie de acentuação (dakuten e handakuten).
Estes são os principais:
Lembrando que assim como no alfabeto ocidental, no japonês, os kanas e os kanji tem várias fontes. A utilizada acima, por exemplo, é "à mão". Existem vários tipos de fontes, mas é fácil perceber as letras de qualquer forma, claro que antes vocês precisam conhecer cada letra isoladamente.
É importante ressaltar também o modo de escrita oriental. Normalmente os livros e mangás (como a maioria já bem deve saber) começam "de trás pra frente", em relação aos livros ocidentais. A escrita normalmente acontece igual à ocidental, em linhas horizontais, da esquerda para a direita, de cima para baixo, mas no japonês é comum acontecer (principalmente em mangás e alguns livros) de ser escrito na vertical, de cima para baixo, da direita para a esquerda.
                      
Recomendo que aprendam Hiragana antes de qualquer outra coisa no japonês, este alfabeto será a base de tudo, e já devem ter percebido em outros posts que eu não hesito em escrever assim. Então mãos à obra!
Nas próximas postagens vou passar a ensinar cada grupo de hiraganas individualmente, então fiquem atentos! Eventualmente posso também ensinar algumas palavras, assim vocês já podem começar a incrementar o vocabulário de vocês.

がんばって!
じゃあまたね!

Nenhum comentário:

Postar um comentário